domingo, 15 de dezembro de 2013

#1 - Uma boa ideia


Certa vez, li em algum lugar, que a autora da Saga Harry Potter, J.K. Rowling, estava tomando um cafezinho em uma praça (?) quando lhe veio a ideia de escrever a saga do bruxinho mais conhecido no mundo todo. Lembro-me de ter lido que ela já tinha, como num passe de mágica, a história meio que pronta! Ela chegou a dizer que nem considera muito a história como sendo dela, mas como que caiu do céu de alguma forma.

Não foram bem essas as palavras utilizadas, pois faz muito tempo que eu li isso, mas ela tocou num ponto que acho interessante: a ideia!

Às vezes acredito que há um lugar alheio à nossa dimensão, que as ideias estão pairando... prontas para serem fisgadas numa espécie de sincronia Jungiana (Carl Jung, 1875 - 1961). Uma das definições de sincronia desse pensador pensador diz respeito à "coincidência significativa de dois ou mais acontecimentos, em que se trata de algo mais do que uma probabilidade de acasos" (CW VIII, par. 959). Talvez a ideia de fato não seja nossa prioritariamente, mas, por algum motivo, chegou até nós! Ou chegamos até ela, o que é até mais provável. 

Acredito que a nossa mente pode acessar, sem saber quando ou por quê, esse campo das ideias. Talvez seja algo parecido com a inspiração. O filósofo Sêneca escreveu, certa vez, que "uma boa ideia pertence a todos!". Quem sabe não podemos fazer uma ligação com o que estamos conversando... 

Apesar dessa frase do Sêneca, direitos autorais parecem ser fundamentais no mundo de hoje. rsrs


Apesar de eu já ter tido algumas ideias para escrever um livro, a obra que é motivo para a criação deste Blog foi uma das mais recentes ideias. Ela tem, acredito, que alguns meses de existência e, por enquanto, o que posso adiantar é que se trata de um romance histórico com uma pitada de fantasia. Quem for acompanhar o Blog e suas postagens, terá acesso, bem aos poucos, dos detalhes de tudo.

Pois bem, a ideia já está em minha cabeça e no papel. Resta-me ter muita dedicação à concretização desse projeto!

Obrigado por acompanharem o Blog!

Rodrigo Sensei

sábado, 14 de dezembro de 2013

Um Sonho Na Ponta do Lápis


Geralmente quando falo sobre minha profissão de Professor, revelo um dos meus maiores sonhos e digo: só tem uma coisa que gostaria mais do que ser Professor, ser ESCRITOR!

É verdade, caros companheiros do Blog... Escrever é uma paixão, às vezes correspondida. Digo “às vezes”, pois nem sempre as palavras estão de bom humor comigo. Nem sempre as rimas ricas aparecem (no caso das poesias), e nem sempre os textos ficam bons. Mas, aqui e acolá, a inspiração sempre reaparece. Às vezes apenas para um beijo de boa noite!


Dois mil e dez não foi um dos melhores anos como escritor. Escrevi poucas poesias, e não foram muitos os textos. Mas 2011¹ promete!

Em 2000, fiz meus primeiros dois poemas, aos 14/15 anos de idade. Contudo, depois desses dois primeiros, passei um longo tempo na geladeira, e só voltei a escrever poemas aos 19, em 2005. De lá para cá, não parei.

Dentre minhas brincadeiras, escrevi dois livretos (um com 40 páginas de Word e outro praticamente do mesmo tamanho). Um deles, que na época coloquei como título “Mistérios Além da Vida”, ainda tenho comigo. O outro, da mesma época, chamado “Missão Éden”, não tenho mais. Ao menos não escrito, mas a ideia nunca saiu de minha cabeça. Uma garota que fazia cursinho comigo pegou pra ler e nunca devolveu! xD Sacanagem...

Também escrevi um livro (este um pouco maior, 130 páginas de Word, fonte 12, aproximadamente) sobre um grupo de amigos do qual faço parte, e o título do livro é: “ALIANÇA HISTÓRIA e o docente que roubava”. Ele tem elementos da realidade misturado a um mundo mágico. A história se passa em Natal mesmo, e envolve dois mundos paralelos, etc... Quem leu, gostou!

Além disso, tenho dois livros em construção (parados faz tempo). Um está pela metade, o outro no iniciozinho. Tenho também umas três ideias no papel, para quem sabe um dia escrever.

Pois bem... sonho em ser escritor! Nos meus devaneios antes de dormir, fico pensando como será meu discurso quando ganhar o Prêmio Nobel de Literatura! Kkkkkkk Sem onda! Ainda que nunca nem publique um livro, sonhar faz parte!
Meu futuro Nobel

Entretanto, este ano parece promissor. Estou acertando uma parceria muito boa com um antigo amigo, e se tudo der certo, queremos publicar um belo livro ainda este ano!

Acredito que algum dia, alguma ideia bem legal irá passar por perto de minha mente, e esta irá agarrá-la. Realmente creio nisso! Vamos ver no que vai dar, né? Qualquer coisa, os deixo atualizados mais pra frente!

Uma boa semana a todos!
Ps: agradeço ao amigo Henrique pela ideia do título do post.

 

____________________

¹ - Esse texto foi publicado originalmente no meu Blog Sensei Que Nada Sei, no dia 31 de janeiro de 2011, portanto, há quase três anos! Com um pouco de atraso, chegou a hora de me dedicar a essa aventura!