domingo, 15 de dezembro de 2013

#1 - Uma boa ideia


Certa vez, li em algum lugar, que a autora da Saga Harry Potter, J.K. Rowling, estava tomando um cafezinho em uma praça (?) quando lhe veio a ideia de escrever a saga do bruxinho mais conhecido no mundo todo. Lembro-me de ter lido que ela já tinha, como num passe de mágica, a história meio que pronta! Ela chegou a dizer que nem considera muito a história como sendo dela, mas como que caiu do céu de alguma forma.

Não foram bem essas as palavras utilizadas, pois faz muito tempo que eu li isso, mas ela tocou num ponto que acho interessante: a ideia!

Às vezes acredito que há um lugar alheio à nossa dimensão, que as ideias estão pairando... prontas para serem fisgadas numa espécie de sincronia Jungiana (Carl Jung, 1875 - 1961). Uma das definições de sincronia desse pensador pensador diz respeito à "coincidência significativa de dois ou mais acontecimentos, em que se trata de algo mais do que uma probabilidade de acasos" (CW VIII, par. 959). Talvez a ideia de fato não seja nossa prioritariamente, mas, por algum motivo, chegou até nós! Ou chegamos até ela, o que é até mais provável. 

Acredito que a nossa mente pode acessar, sem saber quando ou por quê, esse campo das ideias. Talvez seja algo parecido com a inspiração. O filósofo Sêneca escreveu, certa vez, que "uma boa ideia pertence a todos!". Quem sabe não podemos fazer uma ligação com o que estamos conversando... 

Apesar dessa frase do Sêneca, direitos autorais parecem ser fundamentais no mundo de hoje. rsrs


Apesar de eu já ter tido algumas ideias para escrever um livro, a obra que é motivo para a criação deste Blog foi uma das mais recentes ideias. Ela tem, acredito, que alguns meses de existência e, por enquanto, o que posso adiantar é que se trata de um romance histórico com uma pitada de fantasia. Quem for acompanhar o Blog e suas postagens, terá acesso, bem aos poucos, dos detalhes de tudo.

Pois bem, a ideia já está em minha cabeça e no papel. Resta-me ter muita dedicação à concretização desse projeto!

Obrigado por acompanharem o Blog!

Rodrigo Sensei

Nenhum comentário: