domingo, 8 de março de 2015

#9 - Treino


Saudações caros leitores! Como têm passado?

Finalmente comecei a escrever! :D
Calma... ainda não é sobre o livro que este Blog nasceu para contar a história... 

Em meio a tanta preocupação sobre leituras e pesquisas para ganhar informações e conhecimentos sobre a época a qual pretendo retratar em minha obra, descobri que é preciso escrever de qualquer forma! É preciso escrever para que possamos ir ganhando prática nessa arte! (A última postagem desse Blog falou sobre isso)

Como em 2015 (este ano), eu passei todo o Carnaval em casa, decidi vasculhar o mundo das ideias através de minha mente e buscar alguma ideia simples, porém interessante, para escrever sem a preocupação que é frequente na ideia da obra principal. Nessa busca, caiu-me uma pequena história de amor. :)

Nos quatro dias de Carnaval, nasceram 19 páginas. Infelizmente depois do Carnaval não escrevi mais nada, uma das causas foi o acesso demorado no facebook. Estava precisando me lembrar que devo acessá-lo cada vez menos e restringir o acesso principalmente às questões de trabalho.

Essa semana fiz isso, e pretendo, brevemente, voltar a escrever a história de Pedro e Isabela (nomes dos personagens principais). 

Ouvi dizer que um escritor não publica de cara o seu primeiro livro, já que ele é um teste, uma forma de praticar. Mas isso já é assunto para outra postagem qualquer dia desses. :)

Torçam por mim! ;)

domingo, 15 de fevereiro de 2015

#8 - Se tiver vontade de escrever, escreva!


Saudações caros leitores!

Algo de interessante aconteceu. Como vocês sabem, a obra que inspirou a criação deste Blog anda a passos lentos. Muito me preocupa a quantidade de informações e conhecimento que eu preciso ter para escrevê-la da forma que eu quero. Eu escuto as pessoas dizendo: "Escreva! Não deixe pra depois!", mas quando você pretende criar algo que possa ser lançado nacionalmente, você sabe que não dá pra correr contra o tempo.

Entretanto, é bem verdade que eu não disponibilizo tempo suficiente para essa obra. Ao menos não o tempo que eu deveria. Já deveria estar muito mais avançado o processo. 

Nesses dias eu vinha pensando sobre isso. Pensava em alguma história qualquer para ir escrevendo apenas como treino, afinal, escrita tem seu quê de talento ou dom, mas também tem sua parte de prática. Tendo assistido um vídeo que me fez refletir sobre meu sonho, fiquei ainda mais pensativo em relação ao que ando fazendo para realizá-lo.

Fato é que uma publicação no Facebook me deu uma chacoalhada. Eis a imagem que eu vi:


Essa frase me fez lembrar o que eu já martelava em minha cabeça: se eu realmente amo isso, porque não estou me dedicando? E a cada novo filme que eu assisto, ou a cada nova literatura que eu leio, uma pequena chama se acende com mais força dentro de mim. É algo que eu realmente quero e não posso continuar parado.

Ontem, dia 13 de fevereiro de 2015 (para provar que as sextas feiras 13 me dão sorte), tive uma pequena ideia de história que foi se formando aos poucos. Anotei o que surgia e não pensei muito: comecei a escrever alguma coisa. Eis que esse monte de palavras já está com seis páginas. :)

Sim... estou escrevendo uma história de amor. Não sei ainda de minhas pretensões em relação a ela. Não pesquisei praticamente nada a respeito. Estou apenas escrevendo. Deixando que as palavras saiam sem me preocupar demais com o resto. Pode ser uma boa forma de treinar a escrita.

Mal é que não vai fazer, não é mesmo?

Abraços a todos!

Em frente!

domingo, 11 de janeiro de 2015

#7 - Um pequeno passo, mas ainda assim, mais um!


Saudações meus caros...

Esta é a primeira postagem de 2015! O Blog tem pouco mais de um ano e o que foi feito até o momento, não é grande coisa... Mas tenho que acreditar que são os pequenos passos que nos levam à grandes caminhadas!

Entretanto, 2015 parece ser um ano promissor para minha "carreira" de escritor! Além de ter sido um dos vencedores (pela segunda vez) do Prêmio Novos Poetas, este é o ano que quero lançar dois livros de poesias (um em cada semestre)! Os planos não param por aí... Pretendo também lançar um livro de quadrinhos poéticos em parceria e ainda trabalhar mais em prol do Livro que é motivo de criação deste Blog!

Recentemente comprei dois livros que me ajudarão a entender melhor a como escrever uma história, a entender ficção, criação de personagens... Enfim, tudo que preciso para que a obra pretendida saia com a qualidade que almejo. Este foi um passo tímido, mas que acredito que ajudará bastante! Eu nunca estudei ao escrever o que já escrevi... Geralmente nem preparava a história... simplesmente escrevia! Mas se pretendo lançar este livro nacionalmente, o buraco é mais embaixo, como dizem.

No mais, continuem torcendo por mim, nesse caminho tão árduo!

E já sabem: Não devemos baixar a cabeça para as adversidades! Aproveitemos que elas acontecem e vamos transformá-las a nosso favor de alguma forma! É o que estou fazendo no momento!

Até breve!