sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

#3 - O trabalho árduo da transcrição


Caros amigos leitores... estão bem?

Hoje vou falar sobre algo que, além de cansativo, não é muito instigante de se fazer (na minha opinião).
Estou aprendendo que quanto mais leitura sobre o tema que você se predispõe a escrever, maior suas chances de criar algo de qualidade. Parece um tanto óbvio (e talvez até seja mesmo), mas às vezes nos sentimos preparados mesmo com pouca leitura... E isso é perigoso, pois você pode estar jogando fora a chance de escrever com qualidade a sua boa ideia. Não podemos nos dar ao luxo de queimar boas ideias! 

Acontece que a leitura demasiada também gera um problema: o fato de você nunca se sentir preparado! Minhas experiências desde que decidi colocar esse sonho pra frente vão ilustrando bem esse meu aprendizado: primeiro havia decidido escrever o primeiro capítulo nas férias passadas (janeiro de 2014). Quando comecei algumas leituras, vi que não poderia fazê-lo sem uma boa base; passei então a pensar em escrever só após que eu tivesse lido os livros que queria (em torno de uns 15 ou 18). Não demorou muito para eu perceber que se seguisse essa ideia, as primeiras páginas nunca iriam sair. Hoje cheguei ao meio termo. Minha conclusão a respeito disso é: Vou continuar a ler... pretendo ler todos os livros que havia pensado anteriormente, todavia, assim que der, o esboço do primeiro capítulo começará a ser escrito. :)

Muitas são as informações importantes retiradas dessas leituras. A cada novo livro, lápis na mão para fazer uma pequena marcação do que não posso esquecer de olhar novamente depois, com mais carinho. Quando vou terminando um capítulo, chega o pior momento: transcrever as partes importantes para um arquivo de computador. É cansativo e muitas vezes dá preguiça de fazer. Apesar de eu não ter mais estipulado tempo em relação ao meu trabalho, imagino que eu esteja atrasado e não muito empenhado nesse quesito.

Até agora, da média de 16 livros que quero ler, estou praticamente no segundo. Não terminei ainda de transcrever as partes importantes do primeiro, e essas partes já somam, em um arquivo de word, mais de 30 páginas!

Uma "amiga" autora do Rio de Janeiro me surpreendeu quando disse que ela estava com um arquivo com mais de 700 páginas de "anotações". Eu achei incrível e impensável. Agora não acho mais!

É isso pessoal. Essa é minha atualização a respeito deste sonho! Continuarei firme, se Deus quiser. Pedirei forças para continuar e que a preguiça vá para longe... Pois só com trabalho árduo podemos conseguir atingir nossos objetivos!

Torçam por mim! :)

Um comentário: